
Trata-se de uma locomotiva a vapor de fabricação inglesa construída pela Kerr Stewart em 1900. Denominada classe Z na São Paulo Railway foi projetada para trabalhar especificamente nos planos inclinados da Serra Nova entre Paranapiacaba e Piassaguera.
Essa locomotiva era empregada no sistema de cabo sem fim, comparável ao circuito de um teleférico ou ao contrapeso de um elevador, o peso da composição que sobe alivia o peso da composição que desce tendo as composições peso equivalente de modo que a máquina fixa em cada Patamar tracionando trabalhe com o mínimo de esforço e o cabo de aço com o mínimo de desgaste.
A Serra Nova funcionou entre os anos de 1900 e 1983 comercialmente com composições de passageiros, carga, trens de subúrbio de aço inox que serviram a Baixada Santista e mistos com carros para atender os funcionários da serra e suas famílias que residiam nos patamares. Entre 1985 e 1991 em uma parceria da ABPF com a Rede Ferroviária Federal em caráter turístico, do quinto para o quarto patamar, quando então foram desativados.
Para ver vídeos dos locobreques e do sistema funicular em funcionamento, clique aqui