Serra-Breque nº2011

Fabricante: SPR
País: Brasil
Ano de fabricação: 1867
Ferrovia de origem: SPR
Tipo: Serra-Breque
Bitola: 1,60m
Peso: 11.411kg
Freio: manual e vácuo

Este veículo foi utilizado no primeiro sistema funicular, que depois ficou conhecido como “Serra Velha”. Este sistema entrou em operação em 1867, entre a Estação de Raiz da Serra, no sopé da serra, em Cubatão e a Estação de Paranapiacaba, no alto da serra. Para vencer o grande desnível da Serra do Mar, a ferrovia com 8 km de extensão foi dividida em 4 patamares e 4 planos inclinados com inclinação de 10%, algo muito além do comumente utilizado em ferrovias, onde a inclinação máxima viável para operações “comuns” (simples aderência) é de 3%.

Diante disso, a solução adotada foi o sistema funicular, onde as composições circulavam em um sistema de contrapeso. O trem que descia puxava o trem que subia com auxílio de enormes motores a vapor que ficavam fixos nos patamares, puxando o cabo de aço que tinha uma ponta conectada em cada trem.

Cada ponta desse cabo era conectada em um veículo especial com maquinista, chamado Serra-Breque que, como o nome indica, tinha a função de ajudar na frenagem da composição que descia bem como em caso de rompimento do cabo garantir que o trem não descesse desgovernado, possuindo um sistema de freio adicional que se “agarrava” aos trilhos, imobilizando assim a composição. Os Serra-Breques não possuíam sistema de tração própria então, nos patamares, as composições eram movimentadas por locomotivas a vapor.

Esse sistema foi desativado em 1970 e o seu leito original deu lugar ao sistema de cremalheira que entrou em operação em 1974, o qual está ativo ainda hoje.