Carro nº48

Fabricante: SPR
País: Brasil
Ano de fabricação: 1879
Ferrovia de origem: SPR
Tipo: “Carro Imperial”
Bitola: 1,60m
Peso: 
Freio: manual e vácuo

Trata-se de um carro de passageiros de dois eixos fixos com chassi e caixa de madeira de fabricação nacional, construído nas oficinas da SPR – São Paulo Railway em 1879 especialmente para utilização de Sua Majestade, o Imperador Dom Pedro II.

Com a Proclamação da República em 1889, o carro perdeu sua função original e passou a ser utilizado para outras finalidades. Consta que inclusive chegou a ser utilizado no trem pagador da SPR nas primeiras décadas do século XX.

Tendo seu valor histórico reconhecido, na década de 1940 ficou por algum tempo exposto na estação de Santos. Na década de 1960, integrou o acervo do “Museu Ferroviário Nacional”, que funcionou na primeira estação da EFS em São Paulo, entre 1966 e 1969. Com o fim do museu, o carro ficou anos guardado no galpão da marcenaria da EFSJ na Lapa. Em 1972 ficou exposto no Jardim da Luz durante a Exposição São Paulo Antiga, retornando depois para o galpão.

Por volta de 1985 ele foi trazido para Paranapiacaba para compor o acervo do museu.

– O Carro Imperial na exposição de Campinas de 1925.
– Diagrama com as características do Carro Imperial.