
Trata-se de uma locomotiva a vapor de fabricação inglesa construída pela Kerr Stuart em 1907. Além desta, a SPR – São Paulo Railway possuíu mais três unidades, sendo todas utilizadas em linhas auxiliares de abastecimento de carvão para as locomotivas de bitola larga e na construção de linhas, tendo inclusive sido utilizadas nas obras da duplicação da linha no túnel do Botujuru, localizado entre as estações de Francisco Morato e Botujuru, em Campo Limpo Paulista.
Esse modelo de locomotiva foi desenvolvido pela Kerr Stuart, que o batizou como “Wern”; tinham como objetivo trafegar em pequenas ferrovias com condições “restritas”, dotadas de trilhos de baixa capacidade e, por isso, são locomotivas pequenas e leves.
Das quatro unidades adquiridas pela SPR, apenas este exemplar permaneceu com a ferrovia, sendo as demais vendidas para particulares após a desativação das linhas de bitola 0,60m.
Apesar de ter ficado conhecida como “Decauville”, a mesma não foi construída por esse fabricante, famoso por produzir material rodante com essas características.

